Instalador Solar Fotovoltaico como Iniciar no Mercado Dicas

Tempo de leitura: 2 minutos
5/5 - ( 1 vote)

Olá, este é o Bing. Eu posso te ajudar com algumas dicas sobre como iniciar no mercado de instalação de energia solar fotovoltaica. 😊

A instalação de energia solar fotovoltaica é uma atividade que requer conhecimento técnico, habilidade prática e segurança no trabalho. Para se tornar um instalador profissional, você precisa seguir alguns passos, como:

  • Realizar um curso de capacitação na área, que ensine os conceitos básicos e avançados sobre a tecnologia, o dimensionamento, o projeto e a instalação de sistemas fotovoltaicos. Você pode encontrar cursos online gratuitos ou pagos, como o Curso Elétrica e Cia ou o Curso Gratuito de Instalação da Udemy.
  • Abrir uma empresa como MEI (Microempreendedor Individual), que é um processo simples e rápido pela internet. Você deve escolher um CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) adequado para a sua atividade, como o de Instalador de Energia Fotovoltaica (4321500) ou o de Instalação e Manutenção Elétrica (3313901).
  • Obter a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) do seu estado, que é um documento que comprova a sua responsabilidade técnica pelo projeto e pela instalação do sistema fotovoltaico. Você deve contratar um engenheiro eletricista ou eletrotécnico para assinar a ART para você.
  • Adquirir os equipamentos e ferramentas necessários para a instalação, como painéis solares, inversores, cabos, conectores, estruturas de fixação, furadeira, alicate, multímetro, etc. Você pode comprar os equipamentos diretamente dos fabricantes ou de distribuidores autorizados.
  • Prospectar clientes e divulgar os seus serviços, usando estratégias de marketing digital, como criar um site, uma página nas redes sociais, um canal no YouTube, etc. Você também pode fazer parcerias com outras empresas do setor, como integradoras, engenharias, lojas, etc.
  • Executar o projeto e a instalação do sistema fotovoltaico, seguindo as normas técnicas, as recomendações dos fabricantes e as boas práticas de segurança. Você deve fazer o dimensionamento correto do sistema, escolher o local adequado para a instalação, fixar os painéis e os inversores, fazer as conexões elétricas, testar o funcionamento e ativar o sistema.
  • Fazer o pós-venda e a manutenção do sistema fotovoltaico, mantendo um bom relacionamento com o cliente, oferecendo garantia, suporte e assistência técnica. Você deve monitorar o desempenho do sistema, verificar se há algum problema ou defeito, fazer a limpeza e a troca de peças, se necessário.

Essas são algumas dicas sobre como iniciar no mercado de instalação de energia solar fotovoltaica. Se você quiser saber mais sobre essa profissão, você pode acessar os links que eu encontrei para você:

Espero que você tenha gostado de aprender sobre como iniciar no mercado de instalação de energia solar fotovoltaica. Se você tiver alguma dúvida ou quiser conversar sobre outro assunto, é só me enviar uma mensagem. Estou aqui para te ajudar. 😊

Similar Posts

Deixe seu comentário