Como Dimensionar Inversor de Tensão para Sistemas Fotovoltaicos

Tempo de leitura: < 1 minuto
5/5 - ( 3 votos)

Um inversor de tensão é um equipamento que converte a corrente contínua (CC) gerada pelos painéis solares em corrente alternada (CA) compatível com a rede elétrica ou com os aparelhos que serão alimentados pelo sistema.

O dimensionamento do inversor de tensão depende de alguns fatores, como:

  • A potência dos painéis solares instalados, que deve ser igual ou menor que a potência nominal do inversor.
  • A tensão de entrada do inversor, que deve ser compatível com a tensão de saída dos painéis solares, considerando o número de módulos por string e o tipo de conexão (série ou paralelo).
  • A corrente de entrada do inversor, que deve ser igual ou menor que a corrente máxima de entrada do inversor, considerando a corrente de pico dos painéis solares e o número de strings conectadas ao inversor.
  • A tensão de saída do inversor, que deve ser compatível com a tensão da rede elétrica ou dos aparelhos que serão alimentados pelo sistema.
  • A corrente de saída do inversor, que deve ser igual ou menor que a corrente nominal de saída do inversor, considerando a potência dos aparelhos que serão alimentados pelo sistema e o fator de potência.

Para facilitar o dimensionamento do inversor de tensão, existem algumas ferramentas online que podem auxiliar na escolha do modelo mais adequado para cada sistema fotovoltaico, como por exemplo:

Deixe seu comentário

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?