Como Fazer Um Fogão Solar de baixo Custo para Camping

Tempo de leitura: 2 minutos
5/5 - ( 4 votes)

Um fogão solar é um dispositivo que usa a energia solar térmica para cozinhar alimentos. Ele funciona concentrando os raios solares em um ponto central, onde fica a panela. Existem vários modelos de fogão solar, mas um dos mais simples e baratos é o que usa papelão e papel alumínio.

Para fazer esse fogão solar, você vai precisar de:

  • Duas caixas de papelão de tamanhos diferentes
  • Papel alumínio
  • Cola
  • Tesoura
  • Cartolina preta
  • Plástico transparente
  • Fita adesiva

Os passos para montar o fogão solar são:

  1. Coloque a caixa menor dentro da caixa maior, deixando um espaço entre elas. Preencha esse espaço com papel amassado ou outro material isolante.
  2. Cubra a parte interna da caixa menor com cartolina preta. Isso vai ajudar a absorver o calor do sol.
  3. Corte quatro pedaços de papelão do mesmo tamanho das laterais da caixa maior. Cubra um lado de cada pedaço com papel alumínio, colando bem as bordas.
  4. Prenda cada pedaço de papelão com papel alumínio no topo de cada lado da caixa maior, usando fita adesiva. Esses serão os refletores solares, que vão direcionar a luz para o centro da caixa menor.
  5. Segure cada refletor virado para cima em um ângulo de aproximadamente 45 graus. Você pode usar pedaços de papelão ou outro material para sustentar os refletores nessa posição.
  6. Corte um pedaço de plástico transparente do tamanho da abertura da caixa menor. Cole o plástico nas bordas da caixa menor, criando uma tampa. Isso vai evitar que o calor escape do interior do fogão.
  7. Coloque uma panela com o alimento que você quer cozinhar no centro da caixa menor, sobre a cartolina preta. Feche a tampa de plástico e ajuste os refletores para que eles reflitam a luz do sol para a panela.
  8. Aguarde o tempo necessário para que o alimento cozinhe. O tempo vai depender da intensidade do sol, do tipo de alimento e da quantidade. Você pode usar um termômetro para verificar a temperatura interna do fogão.

Pronto! Você acabou de fazer um fogão solar de baixo custo para camping. Agora você pode aproveitar os benefícios de cozinhar com energia limpa e renovável. 🌞

Se você quiser saber mais sobre o fogão solar, você pode consultar os seguintes links:

Descubra o método comprovado para MONTAR SUA EMPRESA DE ENERGIA SOLAR sem desembolsar nenhum centavo! Junte-se aos empreendedores que estão dominando o mercado solar SAIBA MAIS!

Espero que você tenha gostado dessa dica.

Similar Posts

Deixe seu comentário