Como Testar Capacitor Cerâmico Disco Com Multímetro Digital

Como Testar Capacitor Cerâmico

Para quem não sabe Como Testar Capacitor Cerâmico com Multímetro Digital, nesta aula de hoje, irei ensinar este simples teste. Bora Estudar.

Como Testar Capacitor Cerâmico

Assuntos desta Aula

Muitos defeitos em equipamentos eletrônicos tem como causa um simples capacitor cerâmico que as vezes é ignorado pelo seu tamanho e até mesmo sua função. Um exemplo do que estou falando foi em uma experiencia que tive trabalhando num laboratório consertando fontes e monitores, um certo amigo de trabalho reparando uma fonte, notou que um dos capacitores cerâmicos não influenciava o funcionamento do equipamento, então  Visualizar Alterações (abre em nova janela)decidiu remove-lo, pois não tinha nenhuma função segundo o colega, e eu imediatamente alertei, pelo fato de conhecer o funcionamento das fontes, sei que os capacitores no circuito trabalham como filtros e no caso especifico do amigo, o componente tinha a função de desacoplamento, que removiam os ripples  que são ruídos causados na corrente. Esse ruído pode influenciar nos circuitos alimentados por tal fonte, como, por exemplo, circuitos amplificadores.

Procedimentos para testar os capacitores cerâmicos

Para testar o capacitor cerâmico vamos utilizar o multímetro digital, o procedimento é simples, basta posicionar o botão na escala de OHM a mesma que testa os resistores, em seguida, selecione a escala mais alta, no exemplo da vídeo aula baixo eu coloquei 200 Mega OHM.

Agora basta colocar as ponteiras uma em cada terminal do capacitor, logo em sequência vamos ver o capacitor carregando mostrando na tela do multímetro uma variação de valores subindo tendendo ao infinito,  em seguida inverta a ponteira e o mesmo deverá acontecer.  Fazendo assim temos então a confirmação de que o capacitor está exercendo a sua função de carregar e descarregar normalmente, caso não aconteça nada no multímetro, é sinal que deva estar aberto, ou se zerar os valores na tela do multímetro é sinal de curto circuito.

Para um teste mais amplo e saber se está com a capacitância correta, deve ser usado um capacímetro. também é possível saber se o capacitor está em curto ou aberto,

Assista o Vídeo

✔ Faça o Curso de Eletrônica Básica Completo☀ Veja detalhes 👉 http://www.ciatuning.com.br/eletrica/eletronica-basica.html
_______________________________________

Alex Lima

Instrutor Técnico no Curso Elétrica e Cia, Formada pela Escola Técnica CEC e Estudante de Engenharia Elétrica - Um cara apaixonado por Energia Solar e Eletrônica. Crea-RJ: 2018103375

Website: http://www.cursoeletricaecia.com.br

3 Comentários

  1. Feliciana

    Olá muito interessante blog!

  2. Thiago Henrique

    Boa tarde! Estou com uma placa de um HD que tem um capacitor do mesmo que nao mostra voltagem ao ligar, fiz o teste na escala OHM e, o mesmo nao vai do zero ao finito, ele me apresenta uma resistência de 466.2 e 326.7, para ter um teste mais preciso, bom seria retirar o mesmo do circuito?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *