Como conseguir financiamento para energia solar

Hoje vamos ver Como conseguir financiamento para instalação do tão sonhado sistema de energia solar fotovoltaico, bora estudar!

Como conseguir financiamento para energia solar?

O grande sonho de instalar energia solar e reduzir a fatura da conta de luz ainda vem sendo uma missão complicada de ser realizado, o preço de um sistema solar instalado, ainda é bem salgado e para a maioria da população brasileira fica totalmente fora o orçamento.

Empreendedor solar

Mas, há uma luz no fim do túnel, os financiamentos exclusivos para sistemas fotovoltaicos vem crescendo muito, em um relatório recente da  Associação Brasileira de Energia Solar  (ABSOLAR) mostra que 28% dos sistemas instalados em residências, foram através dos financiamentos. Os financiamentos vem como uma grande solução para os consumidores conseguirem instalar o seu sistema e também ajudam empresas a conseguiram fechar a venda com mais facilidade.

Fizemos um vídeo explicando algumas burocracia nos financiamentos

Tópicos que vamos abordada nesta aula

  • Como Funciona o Financiamento?
  • Quais as principais linhas de financiamento?
  • Documentação e burocracia.
  • As vantagens do Financiamento para Energia Solar.

Como Funciona o Financiamento

O Financiamento solar é semelhante aos demais financiamentos como; Imobiliário e automotivo. Geralmente determinado pelo governo com uma taxa de juros um pouco reduzida para incentivo e crescimento do mercado

Geralmente a empresa instaladora ou o fornecedor tem as ferramentas de simulação das principais instituições, que pode ser feita direto no nome do cliente contratante. Em alguns casos o próprio cliente faz o financiamento direto com o banco onde ele tem um relacionamento antigo.

Quais as principais linhas de financiamento?

Separei aqui algumas das principais instituições financeiras com boas linhas de créditos:

Banco do Nordeste – Programa FNE Sol, o banco financia projetos de geração de energia incluindo a mão de obra, o detalhe é que este banco somente atua na região nordeste.

SantanderCDC Sustentável Solar, a instituição libera crédito para compra de kits de sistemas fotovoltaico, não incluindo a mão de obra.

Caixa –  Construcard, a principio o programa era para meterias de construções, e agora também foi incluído  sistemas fotovoltaico.

BV financeiraEnergia Solar,  considerada a pioneira para este tipo de financiamento, a BV se destacou como uma das principais parceiras dos grandes fornecedores que na maioria deles já vendem os kits financiado direto no nome do cliente.

Documentação e burocracia

Toda parte burocrática é feita pela empresa instaladora, e pode variar de acordo com cada instituição, dentre os documentos pessoais, comprovante de residência e renda , algumas instituições financeiras vão exigir junto com o projeto fotovoltaico, um projeto financeiro, basta pedir a instituição o modelo exemplo para elaborar.

As vantagens do Financiamento para Energia Solar

Vejamos algumas das principais vantagens de se ter um bom financiamento para energia solar:

  • Juros um pouco mais baixo como incentivo
  • O valor das parcelas com o mesmo valor da conta de luz
  • Cobertura de até 100% do investimento em alguns incluindo até a mão de obra
  • O investimento podem variar de 3 a 5 anos

Estas vantagens podem variar de acordo com a instituição financeira, recomendo que faça a simulação em todas as ferramentas disponíveis no mercado, para se obter o melhor resultado final.

 

 

► Entre para o grupo de Empreendedores que faturam de R$4.000,00 a R$30.000,00 mês. Formação completa em 40 dias, Instalação, Projeto e Comercial.saber mais sobre o cursozap do curso

Instrutor Técnico no Curso Elétrica e Cia, Formada pela Escola Técnica CEC e Estudante de Engenharia Elétrica - Um cara apaixonado por Energia Solar e Eletrônica. Crea-RJ: 2018103375

5 Comentários

  1. Jose Carlos Lopes

    Excelente sacada!! Fiz o curso, saber de tudo isso pode ter certeza, assim que eu concluir, vou finalizar. Meu projeto solar… espero a ter recursos, poder ; pagar; “à vista ” ou … ” financiamento “… obrigado e parabéns.
    Tô já até querendo um emprego aí….

    • Obrigado, quando concluir o seu projeto nos mande fotos para vermos como ficou!

  2. Manoel Francisco pereira de carvalho

    eu acho muito importante este trabalho que o professor Alexis lima faz ém divulgar pra população a energia solar fotovoltaico

  3. Carlos André eletricista

    Obrigado pela dica do financiamento pois ajuda e muito .posso fazer no nome do cliente né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *