Como conseguir financiamento para energia solar
Hoje vamos ver Como conseguir financiamento para instalação do tão sonhado sistema de energia solar fotovoltaico, bora estudar!
O grande sonho de instalar energia solar e reduzir a fatura da conta de luz ainda vem sendo uma missão complicada de ser realizado, o preço de um sistema solar instalado, ainda é bem salgado e para a maioria da população brasileira fica totalmente fora o orçamento.
Mas, há uma luz no fim do túnel, os financiamentos exclusivos para sistemas fotovoltaicos vem crescendo muito, em um relatório recente da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR) mostra que 28% dos sistemas instalados em residências, foram através dos financiamentos. Os financiamentos vem como uma grande solução para os consumidores conseguirem instalar o seu sistema e também ajudam empresas a conseguiram fechar a venda com mais facilidade.
Fizemos um vídeo explicando algumas burocracia nos financiamentos
Tópicos que vamos abordada nesta aula
- Como Funciona o Financiamento?
- Quais as principais linhas de financiamento?
- Documentação e burocracia.
- As vantagens do Financiamento para Energia Solar.
Como Funciona o Financiamento
O Financiamento solar é semelhante aos demais financiamentos como; Imobiliário e automotivo. Geralmente determinado pelo governo com uma taxa de juros um pouco reduzida para incentivo e crescimento do mercado
Geralmente a empresa instaladora ou o fornecedor tem as ferramentas de simulação das principais instituições, que pode ser feita direto no nome do cliente contratante. Em alguns casos o próprio cliente faz o financiamento direto com o banco onde ele tem um relacionamento antigo.
Quais as principais linhas de financiamento?
Separei aqui algumas das principais instituições financeiras com boas linhas de créditos:
Banco do Nordeste – Programa FNE Sol, o banco financia projetos de geração de energia incluindo a mão de obra, o detalhe é que este banco somente atua na região nordeste.
Santander – CDC Sustentável Solar, a instituição libera crédito para compra de kits de sistemas fotovoltaico, não incluindo a mão de obra.
Caixa – Construcard, a principio o programa era para meterias de construções, e agora também foi incluído sistemas fotovoltaico.
BV financeira – Energia Solar, considerada a pioneira para este tipo de financiamento, a BV se destacou como uma das principais parceiras dos grandes fornecedores que na maioria deles já vendem os kits financiado direto no nome do cliente.
Documentação e burocracia
Toda parte burocrática é feita pela empresa instaladora, e pode variar de acordo com cada instituição, dentre os documentos pessoais, comprovante de residência e renda , algumas instituições financeiras vão exigir junto com o projeto fotovoltaico, um projeto financeiro, basta pedir a instituição o modelo exemplo para elaborar.
As vantagens do Financiamento para Energia Solar
Vejamos algumas das principais vantagens de se ter um bom financiamento para energia solar:
- Juros um pouco mais baixo como incentivo
- O valor das parcelas com o mesmo valor da conta de luz
- Cobertura de até 100% do investimento em alguns incluindo até a mão de obra
- O investimento podem variar de 3 a 5 anos
Estas vantagens podem variar de acordo com a instituição financeira, recomendo que faça a simulação em todas as ferramentas disponíveis no mercado, para se obter o melhor resultado final.
► Entre para o grupo de Empreendedores que faturam de R$4.000,00 a R$30.000,00 mês. Formação completa em 40 dias, Instalação, Projeto e Comercial.–
5 Comentários