Como Testar Capacitor Cerâmico Disco Com Multímetro Digital

Tempo de leitura: 2 minutos
5/5 - ( 5 votes)

Como Testar Capacitor Cerâmico Disco Com Multímetro Digital

Para testar um capacitor cerâmico disco com um multímetro digital, siga estas etapas simples:

  1. Coloque o multímetro na escala de continuidade.
  2. Encoste cada ponteira do multímetro em uma extremidade do capacitor.
  3. Verifique se a resistência está subindo ao infinito.
  4. Inverta as ponteiras do multímetro.
  5. Observe se a resistência volta a subir, como se estivesse carregando.

 

Testar um capacitor cerâmico de disco com um multímetro digital é um processo relativamente simples. Aqui estão os passos básicos que você pode seguir:

Passo 1: Desenergize o Circuito

Certifique-se de que o circuito no qual o capacitor está instalado está desenergizado. Desconecte qualquer fonte de energia e descarregue o capacitor, curto-circuitando seus terminais com um resistor de alto valor por alguns segundos.

Passo 2: Selecione a Escala Adequada no Multímetro

Coloque o multímetro na função de medição de capacitância. Normalmente, há uma escala de capacitância no seletor do multímetro. Selecione a escala apropriada para a faixa esperada do capacitor.

Passo 3: Conecte as Pontas do Multímetro ao Capacitor

Conecte as pontas do multímetro aos terminais do capacitor. A polaridade não importa para capacitores cerâmicos de disco, pois eles são não polares.

Passo 4: Leitura do Multímetro

O multímetro deve exibir uma leitura estável após alguns segundos. Se a leitura for muito próxima do valor nominal do capacitor (que deve estar marcado no corpo do capacitor), o capacitor está provavelmente em boas condições.

Se a leitura for significativamente menor que o valor nominal ou se o multímetro mostrar uma leitura infinita (ou fora da faixa), o capacitor pode estar danificado.

Lembre-se de que os capacitores têm tolerâncias, então uma pequena variação na leitura pode ser aceitável. Além disso, os multímetros têm uma precisão limitada na medição de capacitância, então leituras muito precisas podem não ser possíveis em todos os casos.

Se o capacitor estiver em um circuito, é sempre uma boa prática removê-lo para teste, pois outros componentes no circuito podem interferir nas medições.

Essa abordagem ajudará a determinar se o capacitor cerâmico está funcionando corretamente. Lembre-se de respeitar a polaridade do capacitor durante o teste, com a ponta vermelha no positivo e a preta no negativo12. Boa sorte! 🛠️

Similar Posts

Deixe seu comentário