O efeito fotovoltaico é um fenômeno físico que ocorre quando a luz solar incide sobre um material semicondutor, como um painel solar, e gera uma tensão elétrica 12345. O efeito foi descoberto em 1839 pelo físico francês Alexandre Edmond Becquerel, que observou a geração de uma leve corrente elétrica quando certos materiais eram expostos à luz solar 1. O efeito fotovoltaico é o princípio fundamental por trás da tecnologia de energia solar fotovoltaica, que converte a luz solar em eletricidade 134.
O painel solar fotovoltaico é composto por células fotovoltaicas, que são feitas de materiais semicondutores, como silício, telurieto de cádmio, disselenieto de cobre e índio, entre outros 1. Quando a luz solar incide sobre essas células, os fótons de luz são absorvidos pelos materiais semicondutores, liberando elétrons que fluem através das células, gerando a energia elétrica 1345. O valor da corrente gerada pelo efeito fotovoltaico é proporcional à radiação solar incidente. Quanto maior a radiação, mais elevada será a corrente 1.
O efeito fotovoltaico é diferente do efeito fotoelétrico, que ocorre quando um material metálico é exposto à radiação solar e emite uma grande quantidade de elétrons 12. Embora seja menos conhecido pela população em geral, o efeito fotoelétrico é usado em vários contextos, como nos sistemas de segurança e alarmes, em controles remotos infravermelhos, no cinema, em interruptores automáticos para a iluminação de ruas e vias públicas, em fotômetros de máquinas fotográficas, entre outros 12.
Apaixonado por eletrônica e Energia Solar
Formado em Eletrônica. CRT-RJ 2017541710.
Mais de 35 mil alunos já formados em cursos on-line e presencial.
Mais de 1Mi nas redes sociais, Blog, Youtube, Facebook e Twitter, Instagran, TikTok .