Um capacitor é um dispositivo que tem a função de armazenar e fornecer cargas elétricas, dependendo da diferença de potencial (ddp) entre os seus terminais. Os capacitores são formados por duas placas metálicas, chamadas de armaduras, separadas por um material isolante, chamado de dielétrico12.
Os capacitores podem ser de vários tipos, de acordo com o material do dielétrico, a forma das armaduras, a polaridade e a capacitância. A capacitância é a grandeza que mede a capacidade de armazenamento de um capacitor, e é medida em farads (F). Quanto maior a capacitância, maior a quantidade de carga que o capacitor pode armazenar23.
Os capacitores têm diversas aplicações nos circuitos eletrônicos, como:
- Filtros: os capacitores podem filtrar ruídos e oscilações indesejadas, permitindo a passagem de apenas uma faixa de frequência desejada4.
- Temporizadores: os capacitores podem gerar atrasos ou intervalos de tempo, de acordo com o tempo que levam para carregar ou descarregar5.
- Osciladores: os capacitores podem produzir sinais alternados ou pulsantes, em conjunto com outros componentes, como resistores e transistores6.
Se você quer aprender mais sobre capacitor, eu recomendo que você assista ao vídeo Capacitores Tipos e Funcionamento Curso de Eletrônica Basica #10, que explica de forma didática e prática os conceitos e as aplicações dos capacitores. Você também pode consultar os sites Componente Eletrônico: O Capacitor – Bóson Treinamentos e Capacitor – Funcionamento e aplicações! – Mundo da Elétrica, que contêm informações detalhadas e exemplos sobre os capacitores.
Apaixonado por eletrônica e Energia Solar
Formado em Eletrônica. CRT-RJ 2017541710.
Mais de 35 mil alunos já formados em cursos on-line e presencial.
Mais de 1Mi nas redes sociais, Blog, Youtube, Facebook e Twitter, Instagran, TikTok .
Pingback: Como Testar Capacitor Cerâmico Disco Com Multímetro Digital -