Como vender mais projetos de energia fotovoltaica

 

Como vender mais projetos de energia fotovoltaica

Como vender mais projetos de energia fotovoltaica : O mercado de energia fotovoltaica está em crescimento acelerado, e por conta disso, você precisa alavancar o seu negócio.

Isso significa dizer que é necessário possuir algumas técnicas aprimoradas, tornando-se então diferente da sua concorrência.

Empreendedor solar

Dessa forma, você conseguirá se destacar e criar uma imagem de eficiência no setor de energia fotovoltaica.

Com isso em mente, hoje daremos algumas dicas de como você pode vender mais projetos de energia fotovoltaica, por entender que muitos profissionais têm essa dificuldade.

Dessa maneira, antes de adentrarmos nas dicas, é interessante trazer uma reflexão.

Reflita sobre o seu preço e se ele hoje é o principal parâmetro ou critério no que se refere à sua estratégia comercial.

Claro que outras reflexões devem ser feitas também, mas esse pode ser o primeiro questionamento que dará início a outras reflexões.

Caso a resposta para a pergunta acima tenha sido positiva, talvez você precise agregar mais valor, identidade e qualidade para o produto ou serviço que oferece.

É compreensível que você tenha que diminuir alguns custos para tornar o seu negócio um diferencial, mas se isso for muito abrupto, você perde a sua identidade.

Pensando nisso, hoje abordaremos algumas das principais dúvidas que os profissionais do setor têm e de que forma você pode solucioná-las.

Vamos conferir as dicas abaixo e se tornar um concorrente forte no mercado em que está inserido.

Como comercializar energia solar?

A priori, é interessante destacar que a energia solar pode ser comercializada de duas maneiras.

É possível vender energia fotovoltaica pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), mediante uma Contratação Regulada (ACR) ou pelo Ambiente de Contratação Livre (ACL).

No primeiro caso, você pode vender energia solar através de leilões, cuja regulamentação tenha sido feita pela ANEEL.

Além disso, a agência possui a responsabilidade de entregar e gerar energia em nosso país.

Logo, para essa venda e comercialização no geral aconteça, são feitos alguns leilões, a fim de comprar e distribuir essa energia.

Outra opção é que você compre pelo mercado de contratação livre. Com isso, o comprador vai se tornar um produtor de energia solar.

Nessa hipótese, o comprador/produtor de energia solar poderá ter a geração no limite de 500 kW a 3 MW.

No entanto, ressalte-se que para os dois casos, você precisa estar associado à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).

Inclusive, existe a possibilidade de vender a energia solar gerada por seu sistema fotovoltaico para a rede de distribuição.

Dessa forma, você receberá um crédito de energia.

De que forma é possível rentabilizar a sua empresa de energia fotovoltaica?

É possível citar que o mercado de energia solar é muito rico e diverso nas suas oportunidades.

Logo, a venda de energia solar não é o único caminho para ganhar dinheiro no setor.

Junto a isso, temos a comercialização dos projetos para o sistema fotovoltaico, o que envolve outros conhecimentos, bem como a rentabilidade.

Outras maneiras de ganhar dinheiro com energia solar

O lucro recebido nesse setor pode ter uma relação indireta com a execução, bem como a comercialização, desses projetos.

Inclusive, a instalação e todo o suporte nesses casos são outras maneiras de rentabilizar o seu negócio, e se tornar um concorrente forte no mercado.

Por conta disso, a sua competitividade e pontos diferenciais crescerão, afinal, a sua empresa fornece o que o consumidor precisa.

Dessa maneira, as oportunidades podem ser desde vendedores dos sistemas até os instaladores e projetistas.

Projetos de energia solar

O projetista de sistema para energia solar se torna responsável por elaborar um projeto de acordo com a necessidade do cliente.

Esse projetista também leva em consideração o espaço e a demanda solicitada pelo cliente.

No entanto, é preciso ter o conhecimento do referido lugar, estudar e avaliar as dimensões, além de realizar trâmites obrigatórios desse processo.

Instalações de projetos de energia solar

Ao final, é necessário realizar a execução do projeto, fixando os painéis do sistema na superfície escolhida.

Isso significa a instalação dos sistemas fotovoltaicos.

Portanto, a fim de desempenhar da melhor forma esse serviço, tenha sempre à sua disposição profissionais devidamente capacitados.

Afinal, se algo não sair como o esperado, o prejuízo costuma ser grande.

E tenha em mente que a qualidade do seu serviço fará o cliente querer o seu consumidor sempre, além de recomendar para outras pessoas.

De que forma é possível aumentar as vendas de projetos de energia solar?

Visando uma boa comercialização, levamos em conta a premissa básica de que a fidelização de seus clientes dependerá da qualidade do serviço ou produto.

Por outro lado, se você quer fidelizar os seus clientes, e que seja recomendado para outras pessoas, outras características devem estar presentes.

A experiência conta bastante em todo esse processo, desde o setor inicial (administrativo) até a instalação em si, tudo nos conformes.

Dessa forma, o seu clientes se sentirá muito seguro e com o amparo necessário.

E o seu negócio estará conquistando a excelência e reconhecimento que todas as empresas desejam.

Então, um dos seus primeiros e principais pontos a serem investidos deve ser em profissionais qualificados.

Mas isso não diz respeito somente aos projetistas, mas a equipe administrativa, a fim de oferecer uma experiência inesquecível desde o início.

Inove as formas de atendimento e se adapte às tecnologias mais inovadoras.

Tudo isso deve ser feito visando a otimização dos seus ganhos e a melhor experiência que o cliente vai ter com o seu serviço ou produto.

Quais os lucros, em média, no setor de energia solar?

A rentabilidade no setor de energia solar é muito alta, e com certeza esse é um dos atrativos.

Até porque, se comparado ao faturamento, os custos para esse tipo de investimento são baixíssimos.

Temos que esclarecer, em um primeiro momento, que hoje cresce muito a demanda dos projetos de energia fotovoltaica.

Existe, em média, 350 mil projetos de energia fotovoltaica, cuja instalação é feita em residências ou empresas.

Por isso, a expectativa é que até o ano de 2024 existem mais de 800 mil consumidores dessa energia solar.

Dessa forma, o mercado se demonstra em ascensão, o que demanda mais trabalho por parte das empresas do ramo.

Estima-se ainda que hoje mais de 130 mil profissionais do setor foram contratados por essas empresas para gerar energia solar.

Os lucros da empresa, por outro lado, são variáveis, e ocorrem de acordo com as suas vendas, consumidores e as demandas.

Entretanto, o conhecido ROI, o retorno sobre investimento, se demonstra de uma forma muito atrativa.

Quanto um vendedor de painel solar ganha?

A média de salário de um vendedor de painel solar é entre R$ 1 mil e R$ 2.500, ficando responsável por captar leads, negociações de projetos e clientes.

Quanto um instalador de painel solar ganha?

Um instalador de painel solar tem um salário muito variável, já que a sua remuneração depende do conhecimento, experiências e certificações.

Inclusive, isso também depende de um salário fixo, variando entre os valores de R$ 1.5 mil e R$ 3 mil.

No entanto, os seus ganhos costumam ser bem maiores em situações de comissionamento.

Quanto um engenheiro de projetos fotovoltaicos ganha?

Esse engenheiro tem o encargo de elaborar o projeto em si, além do dimensionamento que esse sistema fotovoltaico terá.

O projetista, então, recebe geralmente o salário de R$ 2.500 e R$ 4 mil.

Quanto um engenheiro de energias renováveis ganha?

O engenheiro de energias renováveis costuma receber o salário médio de R$ 3.500, apesar de não ter a sua profissão devidamente regulamentada.

Quais estratégias devem ser adotadas para captar clientes em projetos de energia fotovoltaica?

Sabemos que a captação de novos clientes sempre é uma tarefa complicada de exercer, pois exige de você estratégias e o planejamento.

Até porque, essa tarefa tem como objetivo mudar a forma que o seu consumidor pensa, e o seu costume de uso da energia elétrica comum.

Com isso, você pode e deve investir nos cursos com especialização na área, incentivando então os seus membros da empresa.

Todos estarão mais capacitados, o que ajudará a alavancar o negócio e otimizar a qualidade do serviço.

Entende-se que o trabalho, dessa forma, será feito com mais excelência, fidelizando o consumidor final.

Abaixo citaremos algumas dicas que podem ser implementadas no seu negócio, confira:

Defina quem será o seu público-alvo

Após definir quem será o seu público-alvo, fica bem mais fácil traçar uma estratégia, afinal, você saberá quem deseja atingir e de que forma conseguirá isso.

Não tem como adotar uma estratégia geral, pois você não estará focando em quem sabe que será o seu consumidor.

Aumente os seus canais de comunicação

Uma das estratégias mais utilizadas hoje em dia são redes sociais, visto que todo mundo hoje está na internet.

Atuar digitalmente com certeza será a sua inserção em um mercado mais amplo, mas é preciso saber como será essa atuação.

A sua empresa precisa aplicar as ferramentas imprescindíveis para essa situação, cirando então a comunicação do seu negócio com o cliente.

Além disso, essa atuação digital criará laços com esse consumidor, preparando essa relação para a compra do produto ou contratação do serviço.

 

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Instrutor Técnico no Curso Elétrica e Cia, Formada pela Escola Técnica CEC e Estudante de Engenharia Elétrica - Um cara apaixonado por Energia Solar e Eletrônica. Crea-RJ: 2018103375

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