Estrutura de suporte para fixação de painel solar

 

Estrutura de suporte para fixação de painel solar fotovoltaico

Uma estrutura solar fotovoltaica tem como objetivo a atuação de suporte para as placas solares, bem como todos os seus componentes.

Além disso, essa estrutura solar consegue manter a interligação dos módulos fotovoltaicos, contando ainda com o agrupamento mais práticos.

Empreendedor solar

Dessa forma, a estrutura para fixação dos painéis solares fotovoltaicos é uma peça primordial para o sistema fotovoltaico como um todo.

Podendo servir, inclusive, para telhados e para a montagem sobre o chão, impactando de forma direta na instalação.

Hoje trouxemos algumas das principais informações sobre a estrutura de suporte para fixação do painel solar fotovoltaico. Vamos conferir?

Principais informações sobre a estrutura de fixação dos painéis fotovoltaicos

Um suporte para fixação do seu painel solar deve ser instalado adequadamente, por profissionais qualificados para esse serviço.

A fim de que você se sentia seguro não apenas no processo de instalação, mas também em dias de ventos ou tempestades intensas.

Quando a instalação é feita com qualidade, os dias de clima mais instável não te deixam aflito.

Sendo assim, os sistemas de suporte para fixação devem ser desenhados de acordo com a sua necessidade, podendo ser para telhados de barro ou inclinados.

Tudo isso para garantir que os seus painéis tenha a inclinação ideal.

Essas estruturas são feitas, normalmente, de alumínio ou aço, e podem ter aplicação universal, a exemplo de telha de concreto ou fixação direta sobre o solo.

Uma estrutura de suporte boa deve ser simples para instalar, com materiais de qualidade e apresentar proteção contra corrosão.

Dicas para uma boa estrutura de fixação dos painéis solares

A primeira dica para uma boa estrutura de fixação dos painéis solares é que a qualidade deve vir como prioridade, afinal, ela é a base do seu sistema.

Sendo assim, uma boa base vai te dar a garantia da eficácia do sistema, bem como a segurança e o retorno do investimento.

Outra dica é que você questione ao fornecedor, das estruturas, sobre a fabricação dos produtos e eles estão prontos para atender a sua necessidade.

Além disso, essa estrutura deve estar apta para suportar ações dos ventos de até 120 km/h.

Ressalte-se que você pode sim fabricar uma estrutura com métodos caseiros, no entanto, tenha certeza dos cálculos a fim de garantir a segurança desse sistema.

Até porque, os painéis solares são um investimento muito alto, portanto, tenha certeza de que eles não serão levados pelos ventos.

Procure adquirir sempre as suas estruturas em empresas especializadas.

E, por fim, a qualidade da instalação está em um indicador, ou seja, de fabricantes confiáveis, com avaliações positivas.

Esses fornecedores te oferecerão não só produtos de qualidade, mas também um passo-a-passo detalhado para instalar a estrutura de forma adequada.

Os principais erros cometidos nas estruturas de fixação de painéis solares

Ao instalar uma estrutura para fixação dos painéis solares, alguns profissionais repetem erros recorrentes, e é sobre eles que falaremos abaixo.

O primeiro mito dito de forma frequente é que todos os sistemas fixação apresentam semelhança em 100%, isto é, que todos seriam iguais.

Porém, cada sistema ter as suas diferenças entre si, principalmente no sistema de montagem das placas, especialmente ao tratar sobre serviço e qualidade.

Então, se você está lidando com fabricantes diferentes, eles apresentarão características e vantagens distintas.

Outro mito é que você não precisa de muitos parafusos para prender a estrutura do telhado, pelo contrário.

Você, na verdade, precisa de muitos parafusos para realizar a fixação da estrutura, principalmente se for instalado em telhado metálico ou batente de madeira.

Como ocorre em qualquer construção, o sistema para fixação precisa suportar tempestades de alta intensidade.

Destaque-se que alguns sistemas podem usar cola para telhado de metal, então confirme se o fabricante é de qualidade.

Esteja sempre atento ao que o manual indica como instrução, seguindo as recomendações feitas pelo fabricante.

Tipos de estrutura de fixação de painéis solares

Você pode encontrar muitos tipos de estruturas para fixação dos painéis solares, e cabe a você decidir qual será a melhor opção, no seu caso.

Para telhas de barro

Para telhas de barro

Para telhas de barro, você pode fixar os painéis fotovoltaicos utilizando o parafuso prisioneiros entre o trilho e a cobertura.

Ou até mesmo ganchos, como interface, que ligue o trilho e a cobertura.

Para coberturas metálicas

No caso de coberturas metálicas, você pode usar uma supercola.

No geral, a interface dessa estrutura é colada diretamente nas telhas, mas esteja atento ao tipo de cola que você adquiriu, pois deve ser específica para essa fixação, além de que a superfície precisa estar limpa por completo.

Como evitar alguns dos erros clássicos cometidos ao adquirir estruturas de fixação

Um dos principais erros cometidos ao adquirir estruturas de fixação é decidir somente com base no orçamento, sem considerar o custo total dessa instalação.

Porém, ao economizar demais nesse momento, é possível que você se arrependa posteriormente, principalmente por se queixar acerca da qualidade desse sistema.

Pode ser que você perceba que o suporte do fornecedor não é satisfatório para as suas necessidades.

Como foi dito acima, outro erro é pensar que todos os sistemas se “comportam” da mesma forma.

Ou ainda achar que você deve se preocupar com esse sistema de fixação apenas em último caso, quando na verdade ele deve ser a sua prioridade.

Nesse caso, uma forma de evitar esses erros é pensando a longo prazo, ou seja, pense que o seu negócio vai durar por muito tempo.

Você deve tratar essa estrutura como uma parte interessante e imprescindível para a instalação, entendendo que essa é a base do sistema.

Busque por profissionais especializados no ramo para te auxiliar melhor nesse momento de escolha.

Certifique-se de que a sua estrutura escolhida foi a correta, principalmente levando em consideração o local de instalação das placas.

Ressalte-se que o cuidado com trilhos de alumínio deve ser redobrado.

Checklist de compras do sistema de fixação dos painéis

Antes de comprar um sistema de fixação dos painéis, bem como as suas partes, faça a seguinte reflexão:

  • O produto que você pretende adquirir atende todas suas necessidades, e os padrões para construção?
  • Os preços da estrutura desse suporte estão de acordo com o seu orçamento?
  • Seu fabricante fornece o suporte, no que se refere ao design da instalação?
  • A estrutura do suporte de fixação possui o necessário para durar, ao menos, 25 anos?

 

► Entre para o grupo de Empreendedores que faturam de R$4.000,00 a R$30.000,00 mês. Formação completa em 40 dias, Instalação, Projeto e Comercial.saber mais sobre o cursozap do curso

Instrutor Técnico no Curso Elétrica e Cia, Formada pela Escola Técnica CEC e Estudante de Engenharia Elétrica - Um cara apaixonado por Energia Solar e Eletrônica. Crea-RJ: 2018103375

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *